segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ignorância Ufanista

Com o resultado da eleição pra presidente tá rolando pela net milhares de declarações preconceituosas sobre o nordeste e seu povo, eu sou do sul, moro na região NE há 8 quase 9 anos e acho que posso expressar minha opinião sobre algumas coisas, o pessoal do S e SE se acha a última bolacha recheada do pacote, a última coca-cola gelada no deserto, como se somente lá existisse vida inteligente, gente, ledo e grande engano, no último ENEM os alunos do NE tiveram as melhores notas que os do S, houve uma invasão nas universidades federais do RS, dado que eu mesma li na Zero Hora na época dos resultados e comprovados pela filha de uma amiga minha daqui que passou pra Odonto na federal de Pelotas e disse que a GRANDE MAIORIA dos alunos era de fora do RS, tive um professor do curso preparatório pra concurso que foi para São Paulo e não voltou mais, pois o método dele era super inovador e o povo de lá adorou, ele numa das poucas vezes que voltou disse que os alunos da Bahia estavam muito a frente em estudo que o pessoal de SP, que estávamos mais preparados, muitos colegas foram fazer prova em SP e foram classificados entre os 50 primeiros.
As pesquisas com células troncos já estão sendo utilizadas em humanos sabe onde? Aqui em Salvador, sabe por quê? porque uma faculdade daqui é uma das que primeiro fez testes em 2 gatos e um cachorro e obteve grande sucesso, tenho uma amigo que é doutor em biologia e trabalha com genoma em conjunto com uma grande universidade americana, então acho que esse povo que fica falando esse monte de asneira pela net não devem ler um livro se quer durante um ano ou se leram um durante a vida toda e se acham no direito de sair por ai escrevendo porcaria, o povo do NE tem sim uma vida mais sofrida que por milhões de motivos interessa manter dessa forma, se esse povo se acha assim tão supra sumo, porque não se muda para cá e tenta fazer algo para mudar a triste realidade.
Lembro que quando morei em Fortaleza quando a prefeitura fazia intervenções na cidade era de noite e finais de semana, era tudo muito rápido, na época visitei o RS e vi um viaduto que estava há muito tempo em obra e segundo minha cunhada ia demorar muito ainda para terminar, gente que trabalha e gente que finge que trabalha tem em todo canto do planeta.
Numa das vezes que voltei pro RS tive uma pequena discussão com alguns amigos, por conta desse mito que nordestino não trabalha, como as pessoas que desconhecem realidades adoram repetir chavões, sem parar um segundo para pensar antes de repetir feito papagaios o que ouviram, gente pequena me cansa, gente que se nega a entender realidades diferentes me causa cansaço mental e revolta moral.
Pessoas que só conhecem um lado da vida nunca serão capazes de entender a dor do outro.

4 comentários:

Luciana Håland disse...

Ignorância mesmo. O que ainda mais continua me deixando bege é esse povo que escreveu essas besteiras no twitter e também muitos outros que seguem esse ramo do preconceito, paga um pau danado pra gringo, só posso veer como falta de amor próprio, baixa auto estima, ignorância, falta de estudo e de viagem, boa leitura, ....
Usam a internet pra propagar o ódio e ler besteira. Mentes vazias.
Vergonha alheia por eles.

Beijo

Claudia disse...

Infelizmente ainda vai levar um tempo para que certas coisas acabem.
Mas nada melhor que os bons exemplos pra mostrar aos preconceituosos que na verdade eles não têm conhecimento e muita inveja.
bj

Silvia disse...

Verdade. Vi como o ambiente acadêmico (meu namorado faz mestrado na UFBA) é extremamente mais interessante e avançado que o daqui do ES. A vida cotidiana na Bahia que é muito diferente daqui, e acho que é um dos motivos do resto do país ter criado muitos "mitos". Aqui as pessoas chegam do trabalho e ficam em casa. Em Salvador, pelo menos o pouco que conheci, as pessoas tem uma vida social super bacana, saem na rua, conversam, e assim trocam realmente experiências. Belo comentário, Felina :)
Bjooo

JAFA disse...

Demorei mas cheguei aqui! Já estou seguindo o teu blog e vou ler todos os posts com calma... Bjn...