terça-feira, 11 de maio de 2010

Impostos, vidas e a manipulação

Semana passada estava conversando com uma amiga que faz enfermagem, a mesma que faz lar temporário comigo de gatinhos, e não sei como que a conversa caiu pro lado da bebida alcólica, eu argumentei que o álcool era muito pior que o cigarro, não estou defendendo este, e ela veio com dados e porcentagens sobre mortes provocadas pelo cigarro nos fumantes passivos, perguntei a ela quais os dados sobre os acidentes e mortes, ela disse que não sabia e ainda disse que achava que o cigarro era pior, no que eu disse que não, que não era porque o goveno não fazia campanhas educativas sobre isso que era a realidade, que nunca se ouviu falar que alguem atropelou outro alguém por que tinha fumado uma carteira interia de cigarro, que tinha subido numa calçada e assassinado um monte de gente inocente porque fumou um cigarro.
O que me surpreendeu nisso foi como uma pessoa da área da saúde se deixa manipular, não percebe o grande mal que o ácool causa na sociedade toda, que não é fato de não haver estatísticas suficientes, até acredito que haja, que o imposto gerado pela indústria etílica é o que realmente importa, não as centenas de vidas perdidas ou pessoas com sequelas, nada disso importa.
E por que tô falando isso? Porque achei no facebook hoje um vídeo sobre os 20 anos de uma campanha sobre dirigir e beber, a propaganda usa uma música que eu adoro, do REM "Everybody Hurts" o vídeo é forte, chocante, como toda campanha que trata desse assunto deveria ser e infelizmente verdadeiro.
Beijos e se cuidem!

3 comentários:

Unknown disse...

Sou a favor do bom senso. Quando bebo não dirijo, eu e o meu marido nos revezamos ou então vamos de taxi e fumo 1 ou 2 cigarros por dia. Minha filha outro dia me pediu pra não fumar mais e estou pensando seriamente em parar...
Tive um namorado médico que fumava 3 maços por dia

Nice disse...

Eu gosto de beber socialmente. E justamente por isso sei como o alccol afeta a persepção motora. Concordo com a Claudia: é preciso bom senso.

Unknown disse...

Felina,
Vim te dizer que tem novo morador no Nov@mente, quando puder passa lá pra conheer.
bjs